Exame auditores e consultores provas anteriores - Issuu

Exames & Consultoria :: Concursos Realizados


61. As Igrejas locais são sujeitos comunitários que realizam de modo original o único povo de Deus nos diferentes contextos culturais e sociais e compartilham os seus dons em um intercâmbio recíproco para promover vínculos de íntima comunhão.[72] A variedade das Igrejas locais com as suas disciplinas eclesiásticas, os seus ritos litúrgicos, os seus patrimônios teológicos, os seus dons espirituais e as suas normas canônicas mostra muito claramente a catolicidade da Igreja indivisa.[73] O ministério de Pedro, centrum unitatis, protege as diferenças legítimas e, simultaneamente, vigia para que as divergências sirvam à unidade ao invés de prejudicá-la.[74] O ministério petrino é colocado a serviço da unidade da Igreja e como garantia da particularidade de cada Igreja local. A sinodalidade descreve o caminho a seguir para promover a catolicidade da Igreja no discernimento das vias a percorrer juntos na Igreja universal e distintamente em cada Igreja particular. 7.Enquanto o conceito de sinodalidade recorda o comprometimento e a participação de todo o povo de Deus na vida e na missão da Igreja, o conceito de colegialidade precisa o significado teológico e a forma de exercício do ministério dos Bispos a serviço da Igreja particular confiada ao cuidado pastoral de cada um e na comunhão entre as Igrejas particulares no seio da única e universal Igreja de Cristo, mediante a comunhão hierárquica do Colégio episcopal com o Bispo de Roma. [83]COCCOPALMERIO,F. La consultività del Consiglio pastorale parrocchiale e del Consiglio per gli affari economici della parrocchia, in Quaderni di Diritto ecclesiale, 1 (1988) 60-65.


Apresentação segurança do trabalho - Esta correlação promove aquela singularis conspiratio entre os fiéis e os Pastores,[80] que é ícone da eterna conspiratio vivida na Santa Trindade. Assim, a Igreja tende, incessantemente, à plenitude da verdade divina, até que nela se cumpram as palavras de Deus.[81]


Apresentação - Trabalho Seguro

Apresentação de Segurança do Trabalho em Powerpoint - O Sínodo dos Bispos não é a única forma possível de participação do Colégio dos Bispos na solicitude pastoral pela Igreja universal. Ressalta-o o Código de Direito Canônico: Compete ao Romano Pontífice, segundo as necessidades da Igreja, escolher e promover os modos com os quais o Colégio dos Bispos pode exercitar colegialmente o seu ofício pela Igreja universal.[129]


48. O Senhor efunde o seu Espírito em todo lugar e em todo tempo sobre o povo de Deus para torná-lo participante da sua vida, nutrindo-o com a Eucaristia e guiando-o em comunhão sinodal. Ser verdadeiramente sinodal é, portanto, avançar em harmonia sob o impulso do Espírito Santo. [56] Ainda que os processos e os eventos sinodais tenham um início, um desenvolvimento e uma conclusão, a sinodalidade descreve de forma específica o caminho histórico da Igreja enquanto tal, anima as suas estruturas, orienta a sua missão. As dimensões trinitária e antropológica, cristológica, pneumatológica e eucarística do desígnio divino de salvação que se realiza na Igreja descrevem o horizonte teológico dentro do qual a sinodalidade foi delineada e concretizada ao longo dos séculos. [133]EG, n. 25-33:AAS105 (2013), 1030-1034; CELAM. Texto Conclusivo da V Conferência Geral Do Episcopado Latino-Americano. Documento de Aparecida (DAp). São Paulo-Brasília: Paulus-Paulinas-Edições CNBB, 2008, n. 365-372. 14. A mensagem dos profetas inculca no povo de Deus a exigência de caminhar ao longo das adversidades da história em fidelidade à aliança.



85. O nível regional no exercício da sinodalidade é aquele vivido nos agrupamentos de Igrejas particulares presentes em uma mesma região: uma Província, como ocorria sobretudo nos primeiros séculos da Igreja, ou um País, um Continente ou parte deste. Trata-se de agrupamentos organicamente conjugados, em união de fraterna caridade para prover o seu bem comum, movidos por amoroso empenho pela missão universal.[103] As origens históricas comuns, a homogeneidade cultural, a necessidade de enfrentar análogos desafios na missão faze com que estes tornem presente de forma original o povo de Deus nas diversas culturas e nos diversos contextos. O exercício da sinodalidade, nesse nível, promove o caminho comum das Igrejas particulares, reforça os seus vínculos espirituais e institucionais, favorece o seu intercâmbio de dons e sintoniza as suas escolhas pastorais.[104] De modo particular, o discernimento sinodal pode inspirar e encorajar escolhas comuns para favorecer novos processos de evangelização da cultura.[105] [37]O que é excluído explica o documento da CTI,O sensus fidei na vida da Igreja,n. 40 é a teoria segundo a qual tal definição exigiria este consentimento, antecedente ou consequente, como condição para ter autoridade. 3. Sínodo é palavra antiga e veneranda na Tradição da Igreja, cujo significado recorda os conteúdos mais profundos da Revelação. Composta pela preposição σύν, com, e pelo substantivo ὁδός, via, indica o caminho feito conjuntamente pelo povo de Deus. Remete, portanto, ao Senhor Jesus, que apresenta a si mesmo como o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6), e ao fato de que os cristãos, em sua sequela, são originariamente chamados os discípulos do caminho (At 9,2; 19,; 22,4; 24,). 46. A ação do Espírito na comunhão do Corpo de Cristo e no caminho missionário do povo de Deus é o princípio da sinodalidade. Ele, de fato, sendo o nexus amoris na vida de Deus Trindade, comunica este mesmo amor à Igreja, que se edifica como κοινωνία τοῦ ἁγίου πνεύματος(2Cor13,13). O dom do Espírito Santo, único e mesmo em todos os batizados, manifesta-se de muitas formas: a igual dignidade dos batizados, a vocação universal à santidade;[52] a participação de todos os fiéis no ofício sacerdotal, profético e régio de Jesus Cristo; a riqueza dos dons hierárquicos e carismáticos;[53] a vida e a missão de cada Igreja local.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem