A arte e a cultura em tempos de pandemia| Revista Extraprensa
O PAGADOR DE PROMESSAS (1962)
Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1962, o longa
dirigido e roteirizado por Anselmo Duarte conta a história do
humilde Zé do Burro (Leonardo Villar), que enfrenta a
intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita a uma
mãe de santo, após a recuperação de seu burro Nicolau. Tocando em
pontos como intolerância religiosa e o sensacionalismo da
imprensa, O Pagador de Promessas entrou para a lista dos 100
Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos da Associação
Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Em 1963, ele
disputou uma vaga como Melhor Filme Estrangeiro no Oscar, mas não
conseguiu a indicação. Em 1988, o filme virou uma minissérie na
Rede Globo pelas mãos de Dias Gomes e protagonizada por José
Mayer. Os sítios urbanos de valor cultural têm recebido
investimentos para a preservação do seu patrimônio, mas, mesmo
considerando os esforços da parcerias com Secretaria Especial de
Cultura e IPHAN, não se alcançou uma estratégia de gestão que
favoreça a dinamização dessas áreas e sua sustentabilidade. O
diálogo entre culturas e desenvolvimento pode ser alcançado se os
tomadores de decisão e os atores do turismo e da cultura, as
sociedades que hospedam turistas e os próprios turistas
desenvolverem políticas e atitudes resultantes da compreensão das
complexas relações entre turismo e cultura, à luz das convenções,
declarações e textos das Nações Unidas adotadas nos campos da
cultura e do desenvolvimento sustentável. O presidente Jair
Bolsonaro criticou a qualidade da indústria cinematográfica
nacional durante sua costumeira live de todas as quintas-feiras.
O mandatário questionou sobre quanto tempo faz que um bom filme
não é produzido no país.
Após as apresentações reúna os trabalhos de cada grupo e monte
uma revista, de forma que os alunos tenham material sobre a
cultura brasileira, e o que é mais importante, produzido por eles
mesmos. No mundo interligado atual, é claro o poder da cultura de
transformar as sociedades. Suas diversas manifestações desde
nossos estimados museus e monumentos históricos até práticas
tradicionais e formas artísticas contemporâneas enriquecem nossa
vida diária de maneiras incontáveis. TROPA DE ELITE (2007)
Anos antes de emplacar a direção de duas produções originais da
Netflix Narcos e O Mecanismo o diretor José Padilha popularizou o
Batalhão de Operações Especiais (Bope) no filme estrelado pro
Wagner Moura. O longa ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim
e ainda ganhou uma sequência em 2010, que foi escolhido para ser
o candidato brasileiro a uma indicação para o Oscar de Melhor
Filme Estrangeiro.
A cultura de um povo é formada por vários elementos, como
crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares,
alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma
característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura
é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais
de uma população.
O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma
população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de
descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios,
apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo.
Esse é um tema de extrema importância e deve ser abordado em sala
de aula, pois os alunos devem ter conhecimento da diversidade
cultural do país e saberem a origem de festas folclóricas,
culinária, crenças e todos os tipos de manifestações culturais,
fortalecendo ainda mais o processo de valorização dos costumes
locais, contrapondo a tentativa de unificação de uma cultura de
massa imposta pelos meios de comunicação.
Artigos sobre cultura brasileira - O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.
Turismo cultural e desenvolvimento urbano - Grande esforço tem sido feito em direção ao planejamento e à criação de sistemas de gestão cultura, museus, patrimônio que integrem os três níveis de governo, setor privado e comunidade. Além disso, os recursos humanos, especialmente no governo federal, têm sido recompostos com novas contratações de funcionários. Essa não é, no entanto, uma realidade nacional, em que a gestão da cultura, especialmente nos municípios, é ainda muito débil e muito sujeita a oscilações.
Conservação de sítios do Patrimônio Cultural
Ao abordar a pluralidade cultural do Brasil, o professor deve
promover no aluno o sentimento de valorização cultural do país,
além do reconhecimento e respeito das diferentes culturas,
mostrando que não existe uma melhor ou mais desenvolvida que a
outra.
Deve-se esclarecer o conceito de cultura e citar os principais
elementos que configuram a cultura de um determinado local.
Questione os alunos sobre os aspectos culturais do Brasil e os
principais povos responsáveis pela disseminação cultural.
Feito isso, divida a turma em cinco grupos, sendo cada um
responsável por uma Região do Brasil (Norte, Nordeste,
Centro-Oeste, Sudeste, Sul), onde aspectos culturais de cada
Região deverão ser pesquisados. Os alunos deverão realizar
estudos sobre a culinária típica, danças, festas populares,
manifestações religiosas, de forma que o potencial de cada grupo
seja explorado ao máximo.
Posteriormente, promova apresentações dos grupos, abordando as
principais manifestações culturais e os povos responsáveis pela
propagação cultural de cada região pesquisada. Se possível
apresente vídeos das atividades realizadas.
AQUARIUS (2016)
Escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho, o filme estrelado
por Sônia Braga, expõe a especulação imobiliária no Nordeste ao
mesmo tempo em que mostra a situação da própria protagonista com
seu presente, passado e futuro. Aquarius foi indicado e saiu
vitorioso de importantes festivais, como os de Sidney, Lima e
Havana. O Relatório Mundial 2018 Repensar as Políticas Culturais:
Criatividade para o Desenvolvimento foi lançado em um evento no
dia 6 de novembro de 2018, em São Paulo, no marco da primeira
edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), que
reuniu artistas e empreendedores dos setores culturais e
criativos do Brasil e de outros países da América do Sul, no
corredor cultural da Avenida Paulista. O capítulo de abertura
apresenta um panorama da evolução do mercado editorial de
quadrinhos no Brasil. Nele, Vergueiro analisa o desenvolvimento e
as tendências de mercado descrevendo não apenas os gêneros
explorados pelos autores nacionais, mas também quais as
principais publicações e autores nacionais e suas peculiaridades
dado o contexto histórico. O leitor tem acesso a um panorama
histórico desde a influência do italiano Angelo Agostini, o
lançamento da primeira revista em quadrinhos nacional "O
Tico-Tico", e a entrada de novos personagens na cultura
brasileira, não esquecendo da importância da introdução e
desenvolvimento do modelo importado dos EUA em nosso mercado. Há
também uma descrição básica, porém fundamental, das principais
editoras.