Introdução O autismo foi descrito a primeira vez em 1943, pelo médico Leo Kanner, no seu artigo Austic disturbance of affective contact, na revista Nervous Child. A psiquiatria infantil, enquanto especialidade médica, somente será reconhecida a partir da década de 1930 (Borges 2015). Segundo a minha psicóloga, a minha perturbação é uma perturbação do neurodesenvolvimento caracterizada, segundo os critérios clínicos (DSM-5. PSICOLOGIA E AUTISMO: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS PSYCHOLOGY AND AUTISM: THEORETICAL AND PRACTICAL ASPECTS Rodrigo Dal Ben de SOUZA1 João JULIANI2 RESUMO: O tratamento psicológico com pessoas diagnosticadas dentro do Transtorno Autista tem sido um desafio para a Psicologia.
Esta dissertação analisa as práticas e os significados atribuídos à inclusão escolar de crianças com autismo entre os profissionais de duas escolas regulares de Salvador (BA), uma pública e. No mesmo ano também o austríaco Hans Asperger descreveu, na sua tese de doutoramento, a psicopatia autista da infância. INTRODUÇÃO O presente artigo desenvolve-se através de estudos sobre a inclusão de crianças portadoras de autismo na Educação Infantil, pois, é uma inovação, tendo um aspecto muito polêmico no meio educacional, inserir alunos autistas, pois, é garantido o direito de todos à educação.
Resumo: O livro fala especificamente do autismo, o autor Luca Surian mostra as características do autismo, sendo que é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do individuo autista. NUTRIÇÃO E AUTISMO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ALIMENTAÇÃO DO AUTISTA Jair Antonio de Carvalho 1, Cristiane Santiago Sabença Santos 1, Márcio Pedrote de Carvalho 2, Luciana Sant`Ana de Souza 3.